Bem-vindo a Darwin 2009 | 21 Setembro 2017

O NATURALISMO EM PORTUGAL

A formação de comportamentos naturalistas na população de cada país pode constituir a base de um apelo para salvar a vida na Terra.

Na expedição do Beagle, que circunavegou o mundo por cinco anos (1831 e 1836) Darwin acabou por ser o naturalista do navio hidrográfico. Durante esse tempo, ele teve liberdade para explorar o seu amor pela História Natural e oportunidade de reunir colecções de espécies novas e invulgares (aves, vertebrados, invertebrados, organismos marinhos, insectos, vasta colecção de plantas) e de desenvolver uma compreensão profunda da variedade do mundo natural. Os longos dias passados a aprender a observar e a reflectir sobre a prodigialidade da Natureza constituíram parte importante da sua formação e conduziram ao seu enorme desenvolvimento mental.

Incentivar e cultivar o naturalismo é uma oportunidade de formação científica que, aliada ao desenvolvimento do amor e do respeito pela natureza, poderá constituir uma semente em germinação com vista à preservação do nosso planeta.